piranot.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

7 pontos sobre queratoses actínicas


7 pontos sobre queratoses actínicas

 

zqueratoses

As queratoses actínicas são as lesões avermelhadas ou acastanhadas, ásperas, levemente elevadas que aparecem na calva, face, pescoço, colo e braços como reflexo da exposição crônica ao sol. Algumas são visíveis e outras, mais iniciais, serão percebidas apenas pelo tato.

 

Neste artigo vou abordar 7 pontos importantes sobre elas :

1. Apesar de parecerem inofensivas, as queratoses actínicas são consideradas pré cancerosas ou mesmo cânceres de pele num estágio bem inicial. Afetam principalmente indivíduos de pele clara, que se queima facilmente ao sol.

2.Apesar de sua incidência aumentar com o aumento da idade, NÃO SÃO um sinal de velhice. São um sinal do dano solar cumulativo na pele exposta. Basta observar que praticamente não são encontradas em áreas cobertas pelas roupas (e que tem obviamente a mesma idade das áreas expostas ao sol).

3. Seu aparecimento ocorre após décadas de exposição aos raios solares. Muitas vezes, quando as lesões aparecem, a pessoa nem tem mais o hábito de exposição solar e já tem como regra o uso do filtro solar.

4. Idealmente, todas as lesões de queratose actínica devem ser tratadas, pois não há como prever qual lesão poderá se transformar em um câncer de pele (carcinoma espinocelular). Na maioria das vezes as lesões são múltiplas, o que torna o tratamento difícil. Existem vários métodos para o tratamento das queratoses actínicas.

5.Toda a pele exposta ao sol de um paciente que apresenta queratoses actínicas tem alterações celulares. Isso significa que, infelizmente, novas lesões poderão surgir. Podemos dizer que esta pele é “um campo minado”.

6.A consulta periódica ao seu dermatologista garantirá a identificação das lesões e a sua eliminação. Os tratamentos na maioria das vezes precisarão ser repetidos, posto que o aparecimento de novas lesões é bastante comum.

7. O uso de filtros solares, roupas adequadas e a mudança de hábitos em relação ao sol são fundamentais. Afinal, não queremos danos solares adicionais!

Procure sempre o seu dermatologista de confiança. Ele é o seu maior aliado na manutenção da saúde e beleza de sua pele.

 



Dra. Valeria Crispim Baiocchi CappiDra. Valeria Crispim Baiocchi Cappi
Médica Dermatologista
CRM-GO 8244 | RQE 4538

Outros artigos desta colunista em www.dermatologiaesaude.com.br zoom in

Encontre-me no Google

O post 7 pontos sobre queratoses actínicas apareceu primeiro em Dermatologia e Saude.

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

BLOG Grátis

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.