recantododragao.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Mais perto da 13ª estrela


Sesc-RJ 3x1 Dentil/Praia Clube
Foto: Marcos de Paula / Sesc RJ

O Rio de Janeiro está mais próximo do seu 13º título da Superliga 17/18.

O Sesc, sem dúvida, foi quem mais se aproximou do seu melhor nesta final. Teve momentos ruins no passe, de erros acima do normal no ataque, mas que não chegaram a comprometer o seu ritmo de jogo e a sua evolução.

O Praia, por sua vez, ficou devendo. Lutou a partida inteira para encontrar seu jogo e fazê-lo bem feito.

Desde o primeiro set teve dificuldades de efetivar as suas centrais, bem marcadas pelas cariocas. Isso atrapalhou a estratégia da Claudinha que, por vezes, ficou perdida entre tentar colocar Wal e Fabiana para jogar ou concentrar o jogo pelas pontas em que somente a Fawcett virava com eficiência.

O Praia, que tem um dos melhores repertórios de ataque da SL, ficou limitado praticamente a sua oposta. Se Fawcett não tivesse feito uma grande partida, digna de sua função, o Praia não teria sobrevivido até o quarto set.

****************************************

No Sesc, no entanto, tudo ficou mais equilibrado – ainda que as centrais tenham se mantido em segundo plano, como de costume.

Se Drussyla roubou a cena do primeiro set no ataque, logo depois se uniram a ela Gabi e Monique, dando corpo à virada de bola carioca e, principalmente, aos contra-ataques. Todas elas tiveram momentos importantes na partida, de responsabilidade na definição e, invariavelmente, deram conta do recado.

Mas deve-se destacar a importância da Drussyla nesta final, pois foi ela quem puxou o time para virada no primeiro set e não recuou no restante da partida. Ela tem a tendência de fazer o difícil e se complicar no fácil, e, por isso, tem muito ainda a amadurecer. Porém, tem muita personalidade, cresce em momentos de decisão, o que não é tão é comum de se ver entre as jovens jogadoras brasileiras.

****************************************

Falou-se muito do passe e dos problemas da virada do Praia, mas eu acredito que este foi um problema que atingiu as duas equipes. Ambas tiveram que, para a bola cair, ter muita persistência e trabalhar a bola mais de uma vez. No entanto, neste processo todo, o Sesc foi mais cuidadoso e decisivo.

Faltou ao Praia, mesmo repleto de jogadoras experientes, maior continuidade. O início do que poderiam ser bons momentos ou de recuperação foram, inúmeras vezes, comprometidos por falhas do próprio time.
 
Além disso, o Rio trabalhou melhor defensivamente, desde o saque até a construção dos contra-ataques. O Praia ficou tão absorvido pelos problemas ofensivos, em tentar que suas centrais e a Garay entrassem na partida, que não respondeu na mesma moeda ao Sesc defensivamente.
 
O saque não fez a pressão que poderia na linha de passe carioca, e o bloqueio, consequentemente, também não apareceu com força para segurar o ímpeto das ponteiras do Sesc. Na defesa, algumas bolas bobas caíram e, nos contra-ataques, o time cometeu erros na preparação e na definição que não costuma cometer.
****************************************

Certamente o Praia pode jogar muito melhor do que nesta primeira partida. Mas somente “jogar melhor” não será suficiente para reverter a situação no próximo domingo. Vai ter que estar emocionalmente bem mais estável e forte - e tenho minhas dúvidas se conseguirá fazer isso.

Primeiro porque, agora, precisará lutar contra um adversário a mais: a pressão pelo resultado. Segundo, tem do outro lado um Sesc que se agiganta nas decisões e tem tarimba para lidar tanto com o favoritismo como pela pressão da vitória.

Bom, domingo que vem veremos se o Praia conseguirá dar a volta em todos estes adversários ou se o tradicional Rio vai mais uma vez frustrar o sonho do título mineiro.

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

BLOG Grátis

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.