fraseado.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Vitória do Sesc ou derrota do Osasco?


Vôlei Nestlé 2x3 Sesc-RJ
Foto: João Pires/Fotojump
Os confrontos entre os favoritos no primeiro turno não vinham sendo dos mais equilibrados nem qualificados. Pois o principal embate da última rodada do turno, Vôlei Nestlé x Sesc, mudou um pouquinho esta história. Se faltou maior qualidade, ao menos emoção e imprevisibilidade teve de sobra.

Vitória do Sesc ou derrota do Osasco? Escolho a segunda opção.

O time paulista teve o jogo na mão no quarto e quinto sets e deixou escapar por incompetência própria. Não que o Sesc não tenha tido mérito em buscar o jogo. Como se sabe, o time do Bernardinho é sempre traiçoeiro e cresce na hora da decisão. Mas o Osasco, com todo respeito, amarelou nestas duas situações. 
 
********************************

O Sesc definitivamente fica muito descaracterizado quando joga com Peña e Drussyla como ponteiras passadoras. Fica um time impaciente e ansioso no ataque e sem trabalho de bola. A Drussyla se atrapalha com o peso da responsabilidade no passe, o que acaba comprometendo aquilo que tem de melhor, o ataque.

Nesta partida, ela e Monique alternaram bons e maus momentos, o que deixou a Roberta muitas vezes perdida, sem saber em quem poderia confiar para a virada e os contra-ataques. A levantadora também não começou bem a partida, comprometendo a qualidade de algumas bolas de contra-ataque e só foi melhorar quando a Kasiely entrou no lugar da Penã para melhorar o passe.

Ainda assim, não se pode dizer que a recepção carioca se estabilizou. Ela teve problemas em todos os sets, inclusive no tie-break quando o Osasco abriu vantagem de 5x0. Não foi, portanto, um ponto seguro que tenha servido de base para a recuperação do Sesc na partida. A reviravolta carioca veio, como sempre faz muito bem, explorando as fragilidades (técnicas e emocionais) do Osasco. 

********************************
 
O Osasco vem testando a formação com Tandara como oposta e Leyva e Mari PB como ponteiras passadoras. Mas a mudança até agora pouco resultou. Tandara continua como a carregadora de piano de um time que tem, no papel, um dos melhores arsenais ofensivos da SL. Leyva fica ainda mais exposta no passe e continua não correspondendo com segurança. Contra o Sesc, nem a Mari PB se saiu bem na recepção, só se salvou a Tássia na linha de passe paulista.

Acredito que Osasco tem que insistir nesta composição, tem muito a ganhar se conseguir efetivá-la. No entanto, não há razão em insistir nela quando se começa a perceber o jogo fugindo das mãos como aconteceu contra o Sesc. Ok, está certo que não daria para mudar a formação no meio dos sets, mas dava para trocar de jogadoras antes, proteger melhor sua linha de passe. Luizomar expôs demais a Leyva, demorou para mexer e para evitar a recuperação carioca.

E, mais uma vez, a Tandara na hora decisivas do set acabou errando e levando um bloqueio. Não é colocar a culpa na jogadora, nada disso. Ela foi somente o reflexo do desequilíbrio da equipe. Tandara foi a única saída de ataque do time a partida inteira, sem ela (e sem a Bia, no bloqueio) o Osasco não teria aberto as vantagens que abriu nos sets. 
 
********************************
 
O problema é que o time não sabe lidar com as vantagens que competentemente abre. Quantas vezes nesta SL o Osasco passou por isso? Diversas, contra grandes e contra pequenos. Minas, Sesc, Renata Valinhos, Bauru e Fluminense. 
 
Infelizmente, estamos tão acostumados com isso que virou algo típico do Osasco e Luizomar, não é mesmo?
 
No fim, o Sesc, que teve problemas de definição durante quase toda a partida, sem ter Monique e Drussyla ao mesmo tempo bem, é quem soube decidir. Até a Kasiely, jogadora jovem, com passagens anteriores discretas e mediana no ataque, foi decisiva. Teve frieza para resolver alguns pepinos no ataque e fez a diferença no saque. 
 
Tão típico do Sesc e do Bernardinho...

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

BLOG Grátis

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.