cliquetando.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Suspiros veganos com aquafaba


Descobri a aquafaba quando decidi fazer manteiga vegana, como vocês puderam ver aqui no blog. Aparentemente, aquafaba é a prova remanescente de que existe magia neste mundo, e ficou tudo dentro dessa água fantástica.

Suspiros veganos feitos com aquafaba
Esses suspiros são uma coisa impressionante. Se eu não tivesse os feito em casa, eu jamais iria dizer que são veganos. Ficam com exato sabor e textura IGUAIS aos suspiros com clara.
Eu não senti nenhum pouco o sabor da aquafaba, apenas senti um pouco menos doce do que um suspiro comum já que a aquafaba que usei tem bastante sódio/sal. Mas isso até deixou eles melhores pois sabemos o tanto de açúcar um suspiro tem, já que é basicamente clara e açúcar, e o salzinho deu uma quebrada nesse enjoo.

Suspiros veganos feitos com aquafaba

Suspiros veganos feitos com aquafaba
Sinceramente, sempre que eu precisar fazer suspiros e tiver aquafaba em casa, vou fazer ao estilo vegano. Por motivos de: é mais fácil colher a água da aquafaba que separar a gema da clara e não evitar misturar com a gema e blablabla, também é menos desperdício já que é só comer o grão de bico de jantar ou almoço, enquanto a gema você tem que ficar esperando juntar, ou procurando alguma receita pra usar, já que (pelo menos eu) não se come gema crua.
Então se você fechou a cara quando leu “vegano” porque “ah que saco a ditadura vegana chegando até nos não-veganos”, deixe de lado esse pensamento e experimente antes de achar ruim ou reclamar. :)

Suspiros veganos com aquafaba
Rende: 30 a 40 suspiros pequenos, dependendo do formato

Aquafaba de 1 lata de grão de bico cozido (é a água da lata, e dá mais ou menos uns 67ml)
1/2 colher de chá de cremor de tártaro (opcional, dá pra fazer sem, mas fica melhor com)
1 xícara de açúcar impalpável
corantes veganos para colorir
nozes picadas bem finas para decorar

1 – Nós vamos tratar a aquafaba exatamente como as claras de ovo pra fazer os suspiros, então se você já fez suspiros alguma vez, tipo na receita que deixei aqui no blog, é só seguir mais ou menos os mesmos princípios. Comece batendo a aquafaba na batedeira aumentando a velocidade aos poucos.
2 – Adicione o cremor de tártaro quando começar a espumar, e continue batendo. Quando já estiver mais ou menos espumoso, adicione um pouco do açúcar, tipo 1/3. Pode parar a batedeira para adicionar essa parte, não precisa sem em chuva nem nada.
3 – Bata bastante entre as adições do açúcar. Igualzinho claras de ovo, a aquafaba vai começar a ficar branca e brilhosa, como mágica. Continue batendo por mais uns 3 ou 4 minutos, até que forme picos firmes exatamente como um merengue de claras. Se você virar a tigela, ele vai continuar bem firme.
4 – Você pode colorir normalmente, com corante vegan (tem alguns que são feitos com produtos de origem animal, então atenção!). Coloque em sacos de confeitar com os bicos de sua preferência e asse a 100˚C por no mínimo 1 hora. Para secar bem, se você não estiver com pressa, deixe os suspiros dentro do forno depois de desligar esse tempo, que eles vão secar ainda mais.

Suspiros veganos feitos com aquafaba
Eles duram mais ou menos 2 ou 3 dias. A única diferença que vi desses suspiros pros feitos com claras é que, depois do segundo dia, eles começaram a ficar bem úmidos na parte externa, apesar de eu ter feito eles em Brasília, no ápice da seca com 120 dias sem chuva. Então o problema não era umidade, acho que eles apenas duram menos. Mas na hora de comer, mesmo úmidos, continuavam crocantes por dentro.
Caso queiram saber os bicos que usei no vídeo foram: 1M da Wilton (as voltinhas), 1A da Wilton (redondo) e um bico sem marca cujos dentinhos de pitanga aberto não são tão afiados quanto o 1M então ficam assim meio sem definição, mas com definição. Meio loko.

Já fez suspiros veganos em casa? Com o que mais você usa a aquafaba?

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

BLOG Grátis

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.