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Black Friday 2018: Como programar promoções de maneira inteligente no seu e-commerce


Saiba de que forma a inteligência artificial pode ajudar a reconhecer padrões de consumo e impulsionar suas vendas

Sua empresa está pronta para a Black Friday? Consolidada como o maior evento de e-commerce do Brasil, a edição deste ano contará com uma concorrência ainda mais acirrada, já que a tendência é que, cada vez mais, novas lojas e organizações façam parte da data.

A algumas semanas da sexta-feira mais esperada do ano – a edição de 2018 será no dia 23 de novembro – preparamos dicas e sugestões de como o seu e-commerce pode programar promoções de maneira inteligente e garantir uma boa experiência de navegabilidade para conseguir se destacar diante desse cenário. Vamos lá?

Conheça o seu consumidor

Se você entende os hábitos de consumo do seu cliente e os motivos que são determinantes para que ele realize uma compra, é possível criar insights personalizados e converter vendas. Há, por exemplo, quem pesquise tudo sobre um determinado produto na internet antes de efetuar um pedido, assim como quem define sua escolha de acordo com recomendações de amigos e da família. Também é comum tomar uma decisão com base em uma experiência anterior ou por causa de um anúncio visto na televisão ou em uma rede social.

Se um único produto possui perfis de compra tão diferentes, você já deve ter percebido que a chave para o sucesso aqui é a segmentação, certo?

Com a ajuda da inteligência artificial, é possível disponibilizar ofertas personalizadas de acordo com o perfil e os drivers emocionais de cada pessoa.

É isso mesmo, a inteligência artificial é para todos e pode ajudar empresas de todos os tamanhos na hora de organizar promoções e campanhas. Mas como?

Com a IA, é possível desenvolver algoritmos que analisam e cruzam informações de perfil, de canais de comunicação e de momento de compra, por exemplo, e conseguem segmentar o público de uma maneira muito mais assertiva.

Dessa forma, sua empresa pode criar pequenos grupos com perfis parecidos e impactar os consumidores com base em comportamentos reais, sempre no melhor momento possível e com mensagens que eles querem receber. Cada pessoa só vai ser comunicada com o que realmente é relevante para ela, trazendo economia de tempo e dinheiro, assim como aumento de conversão de vendas.

Foque na experiência do cliente

Até 2020, a experiência do cliente deve superar fatores como preço e produto como o principal diferencial das marcas. É o que indicam os números do relatório Walker 2020 Customers, que mostram que criar uma experiência envolvente para o consumidor é fundamental para a estratégia de negócios de qualquer empresa.

A tecnologia, portanto, é novamente uma grande aliada de pequenas e médias empresas, que conseguem adotar uma estratégia voltada para esse tipo de inovação e transformar esse fator em um grande diferencial competitivo.

Como já vimos, a inteligência artificial pode ajudar a reconhecer padrões de consumo e criar promoções mais assertivas, mas essa não é a única condição que torna uma experiência boa ou ruim.

De acordo com um estudo do Centro de Inteligência Padrão, 84% dos consumidores de compra online afirmam que a nevagabilidade do site é o fator que mais influencia a experiência de consumo.

Esse número ressalta a importância de sempre pensar na estrutura da sua empresa antes de já partir para a tática, ou seja, não adianta dar grandes descontos e criar promoções incríveis se ninguém conseguir usar o seu site.

Melhorar a jornada do usuário, entregar conteúdo de qualidade e manter a simplicidade de tudo são algumas das exigências que você deve cumprir na hora de pensar em uma boa navegação para o seu visitante.

Mas nada disso vai funcionar sem que um outro fator esteja garantido: estabilidade.

Uma das principais queixas dos consumidores em datas como a Black Friday é em relação à instabilidade nos sites. Com certeza você também já passou por essa situação: viu uma promoção legal, entrou no site, enfrentou problema com lentidão e desistiu da compra.

Para evitar esse tipo de transtorno para o cliente e, consequentemente, a perda de milhares de vendas, cada vez mais as empresas têm buscado produtos que reforcem a estrutura de sua loja virtual e consigam lidar diretamente com o aumento de tráfego.

Soluções em Nuvem são mais uma prova de como a tecnologia pode trabalhar com você para resolver esse tipo de problema. Com a Nuvem, é possível suportar uma grande quantidade de visitas em um período específico, com estabilidade e por um preço que cabe no orçamento.

Confira aqui como o Azure - a Nuvem da Microsoft - pode te ajudar a aumentar suas vendas na Black Friday e em datas comemorativas sem comprometer seus negócios!

Esteja presente para o seu público

Você sabia que o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil? Segundo o IBGE, 94% da população conectada usa o dispositivo móvel como principal aparelho de acesso. Além disso, de acordo com a Ebit, a participação do mobile no total de vendas já é de 50% no Brasil, em 2018.

Você precisa estar presente onde o seu público estiver. Portanto, é essencial que o site da sua empresa seja planejado para performar tão bem no desktop quanto na versão mobile, seja em funções de rapidez, usabilidade, resolução ou conteúdo.

Mas, lembre-se, também é preciso ter uma estratégia offline justamente para acompanhar o cliente durante toda a sua jornada de compra. Ter um atendimento integrado e de excelência é imprescindível.

Se o consumidor passa por tantas etapas antes de concluir uma compra, por que você não pode estar em todas elas?

Se além de um e-commerce, você também tem um ponto de vendas offline, ofereça apoio e informações precisas desde o início da jornada. Com profissionais da loja física atualizados, alinhados e bem informados, o consumidor vai sair do local feliz não só com o produto, mas com toda a experiência realizada. E ponto para você: fidelizou o cliente!

Pense grande

No final das contas, tenha em mente que a Black Friday é parte muito importante para o seu calendário de vendas, mas não a única. Na hora de fazer o planejamento, organize-se para já trabalhar com outras datas próximas, como Cyber Monday, Natal, Ano Novo e férias.

Sendo assim, em vez de pensar em promoções para um evento isolado, você consegue criar uma campanha completa para uma “temporada” inteira e trazer resultados ainda mais expressivos à sua empresa e aos seus clientes.

Com a ajuda de tecnologias como a inteligência artificial, pequenas empresas têm o poder e a flexibilidade de que precisam para transformar ideias em soluções e ficar frente a frente com grandes concorrentes.

Filmes de ficção científica criaram uma imagem romântica da inteligência artificial. São histórias de amor impossíveis entre pessoas e máquinas, como em Ela (2014) ou AI (2001), ou robôs malvados, como o Exterminador do Futuro (1985). Esqueça o que você viu no cinema. A inteligência artificial, ou simplesmente IA, já é realidade – e é algo muito diferente.

A tecnologia não vai substituir os humanos no mercado de trabalho. Pelo contrário, ela é uma ferramenta que chegou para ajudar as pessoas a trabalharem melhor, facilitando tarefas do dia a dia e otimizando tempo e dinheiro.

A inteligência artificial está aqui para nos aproximar, nos proteger e expandir nossa capacidade. A inteligência artificial é para todos. O que você pode fazer com ela?

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