recantododragao.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Cinco motivos para migrar seu data center para a nuvem


Redução de custos e segurança de dados são alguns dos diferenciais competitivos da nuvem

Os dados da sua empresa e dos seus clientes já estão na nuvem? Considerada uma aposta há alguns anos, a computação em nuvem hoje em dia é vista em toda empresa como uma oportunidade estratégica e um movimento natural para todos os tipos de negócio.

De acordo com um estudo da IDC, o Brasil tem um potencial gigantesco de crescimento na adoção de cloud computing, já que o país é responsável por cerca de 50% da produção e do consumo de tecnologia da América Latina.

Resumidamente, a computação em nuvem é a entrega de serviços de computação – servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise, inteligência e muito mais – pela internet para oferecer inovação mais rápida, recursos flexíveis e economia de escala.

Se considerarmos somente o universo das pequenas e médias empresas, a adoção dessa tecnologia também tem apresentado um forte crescimento. Em uma pesquisa feita pela Paessler com mais de 2 mil empreendedores, foi constatado que 80% das PMEs já adotaram ou pretendem adotar uma estratégia de nuvem nos próximos anos.

Apesar disso, ainda existem alguns obstáculos específicos no setor. Abaixo estão os principais receios das companhias em relação à adoção de cloud computing:

 Obstáculos para adoção da nuvem em pequenas e médias empresas: Segurança de Dados (44%), Falta de conhecimento (33%), Custo (27%) e Falta de mão de obra (24%)

Para ajudar a sua empresa a quebrar a barreira desses obstáculos de vez e implementar uma estratégia segura e confiável, listamos cinco grandes motivos para você migrar seu data center para a nuvem e usar essa tecnologia como motor para inovação e crescimento dos seus negócios.

Redução de custos

Vamos ser diretos: com a eliminação da compra, instalação e manutenção de hardware e software, sua empresa conseguirá obter uma economia significativa a médio e longo prazo.

A Microsoft disponibiliza uma calculadora de preço para que você possa configurar e estimar os custos do Azure. Acesse aqui o portal da calculadora e faça uma estimativa de forma gratuita.

Além disso, o pagamento de serviços em nuvem costuma ser feito apenas pelos serviços utilizados, ajudando a reduzir custos operacionais, ter mais eficiência em performance e dimensionar conforme a mudança de necessidades do negócio.

Produtividade em alta

Sem precisar se preocupar com funções como suporte e manutenção de software ou backup, a equipe de TI tem seu tempo otimizado e passa a assumir um papel mais estratégico. Com isso, o time consegue adquirir funções mais analíticas e focar em metas de negócios mais importantes.

Além disso, a automação dos processos em nuvem faz com que os dados estejam sempre disponíveis na rede e em tempo real, facilitando o compartilhamento de informações e agilidade no processo de colaboração.

Mais segurança

Provedores em nuvem como o Azure oferecem um amplo conjunto de políticas, tecnologias e controles que fortalecem sua postura geral de segurança, ajudando a proteger os dados, os aplicativos e a infraestrutura contra possíveis ameaças.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados se aproximando cada vez mais – a regulamentação entra em vigor em agosto de 2020 -, as empresas deverão adequar seus processos e produtos e ficar em conformidade o quanto antes. A computação em nuvem oferece vantagens para garantir segurança no ambiente corporativo, como facilidades na hora de proteger e restringir acesso a dados.

Confira aqui mais detalhes sobre a segurança do Azure e saiba como proteger seus recursos na nuvem

Escalabilidade e flexibilidade

Na hora de construir uma infraestrutura moderna de TI, a escalabilidade deve ser pensada como uma necessidade, afinal, sua empresa precisa ser eficaz e rápida para lidar com o crescimento. E é aí que a nuvem, mais uma vez, salta na frente do data center local.

Os benefícios dos serviços em nuvem incluem a capacidade de dimensionamento elástico. Isso significa fornecer a quantidade correta de recursos de TI – por exemplo, mais ou menos potência de computação, armazenamento e largura de banda – sempre que necessário.

Com o modelo pay-per-use, também não há gastos excessivos nem consumos desnecessários de recursos. Para empresas que estão começando, como startups, essa flexibilidade é ainda mais vantajosa, já que otimiza recursos e auxilia na minimização de custos.

Diferencial competitivo

Adotar uma tecnologia moderna e que atenda às necessidades do mercado faz com que sua empresa se torne referência. Com quase 30 anos de existência, a empresa gaúcha Teevo promove transformações em seus clientes por meio de tecnologias inovadoras.

A companhia oferece o serviço de data center aos seus clientes desde 2012 e tornou-se um dos principais centros de processamento da região. Porém, recentemente, seus gestores perceberam que o mercado tendia para um modelo de negócio onde o formato on-premises não atenderia mais às empresas – e elas migrariam para o modelo de nuvem.

E qual foi a solução encontrada? Migrar todo o data center para a nuvem! Isso mesmo, a Teevo decidiu desligar o seu centro de dados e migrar todos os seus clientes para o Azure.

A nuvem oferece grande quantidade de recursos e alta capacidade de suporte, processamento e escalabilidade por custos mais acessíveis em relação ao ambiente de um data center tradicional. Essas vantagens são benéficas não apenas para os clientes da Teevo, mas também para a própria empresa, que obteve redução de gastos, maior segurança e simplificação de processos.

Se a sua empresa apresenta necessidades de otimização operacional, redução de custos e escalabilidade tecnológica, não tenha dúvidas de que o momento de migrar para a nuvem chegou.

No final das contas, queremos que você escolha a tecnologia que mais se adequa ao seu negócio e que faça sentido para o seu momento. Confira como a Microsoft pode te ajudar nessa jornada de inovação e transformação digital: acesse o Centro de Migração do Azure.

O post Cinco motivos para migrar seu data center para a nuvem apareceu primeiro em Blog Microsoft PME Brasil.

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

BLOG Grátis

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.