piranot.xpg.uol.com.br

WebMedia XPG

Casa das Rosas na av. Paulista: Passeio Perfumado


Nô Figueiredo na Casa das Rosas

Casa das Rosas na Av Paulista: conheça comigo um jardim lindo cheio de rosas no ♥ da av símbolo de SP.

Casa das Rosas

Marco do tempo da época de ouro do café no Brasil

A Casa das Rosas é uma das últimas casas do tempo em que a avenida Paulista era a residência oficial dos barões do café. Ela foi concluída em 1935 pelo escritório do famoso arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, que também projetou e executou a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal, o Prédio da Light e o Mercado Público de São Paulo.

 

A casa das Rosas

Casa das Rosas - acervo Casa das Rosas

Casa das Rosas – acervo Casa das Rosas

 

A Casa das Rosas é uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar que ocupa uma area de 5.500 m2. Ela foi construída para ser a residência de uma das filhas de Ramos de Azevedo e depois de seus herdeiros até meados dos anos 1980. Nessa época, a Avenida Paulista já não era mais a mesma. A Casa das Rosas dividia espaço com prédios comerciais, bancos e edifícios modernos.

 

A união do antigo e do moderno

O casarão então ameaçado de demolição, foi preservado em ação inédita no Brasil. Na parte de trás do terreno, a que dá para a Alameda Santos, foi liberada a construção de um moderno edifício comercial enquanto a casa foi restaurada e transformada pelo Estado de São Paulo em espaço cultural, inaugurado no ano do centenário da Avenida Paulista, 1991. O imóvel havia sido tombado em 1985 pelo CONDEPHAAT, possuia um dos mais belos jardins de rosas da cidade de São Paulo.

Rosa do jardim da Casa das Rosas

Rosa do jardim da Casa das Rosas

Rosa do jardim da Casa das Rosas

Rosa do jardim da Casa das Rosas

Galeria de Arte

Entre 1986 e 1991, a Casa das Rosas passou por reformas até ser inaugurada em 11 de março de 1991, pela Secretaria da Cultura como a Casa das Rosas – Galeria Estadual de Arte, um espaço cuja principal função era acolher exposições temporárias e circulantes do acervo de obras do Governo do Estado de São Paulo, privilegiando a difusão de poesias e da arte em geral.

 

Espaço Haroldo de Campos

Em 2004 a Casa das Rosas passou a se chamar Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, e tem oferecido à população cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, etc.

 

Quem foi Haroldo de Campos?

Haroldo de Campos - acervo Casa das Rosas

Haroldo de Campos – acervo Casa das Rosas

E por que a Casa das Rosas agora se chama Espaço Haroldo de Campos? Haroldo Eurico Browne de Campos nasceu em São Paulo, em 19 de agosto de 1929 e formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo.

Haroldo de Campos era escritor, poeta e tradutor. Sua escrita revela uma grande densidade intertextual e um alto grau de elaboração e complexidade poéticas, tornando-o uma das referências centrais da poesia brasileira.

Ele não era apenas um tradutor literário, conhecedor de várias línguas, ele “transcriava” o texto traduzido.

 

Acervo Haroldo de Campos

A Casa das Rosas abriga o Acervo Haroldo de Campos – desde a sua doação ao estado de São Paulo, em 2004 – composto por livros que faziam parte da sua biblioteca e por objetos e obras de arte de sua coleção pessoal.

Haroldo de Campos possuía uma coleção de aproximadamente 20 mil volumes, entre livros e periódicos, em 34 línguas diferentes. E é possível pesquisar os apontamentos de leitura dele, na forma de grifos, notas marginais e índices remissivos. Essa valiosa fonte de investigação do processo de leitura e reflexão do poeta, pode ser pesquisada mediante agendamento prévio.

 

Vocação para a promoção da arte literária

A Casa das Rosas, além de ter um lindo jardim de rosas, é também um museu dedicado à difusão e promoção da poesia e literatura e também para a formação de novos escritores através oficinas e cursos de formação ou aprimoramento.

Acho muito legal um espaço dedicado à arte da escrita que ainda preserva uma casa antiga e um jardim tão bonitos! Uma casa que é parte da memória da primeira fase da ocupação da Avenida Paulista. Uma das únicas casas que sobraram para contar a história da época de ouro do café no Brasil.

Saiba mais sobre os eventos da Casa das Rosas

 

Visite a Casa das Rosas

ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 • contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 • Bela Vista • CEP 01311-902 • São Paulo • Brasil

 

Horário de Funcionamento

Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.

 

Você gosta dos meus vídeos? Então comente, curta e compartilhe. Quando mais você interagir, mais meu canal irá crescer e atingir mais pessoas!

 

Qual é a sua opinião?

E aí, o que você acha? Vale a pena conservar o antigo e dar um novo uso e significado? Ou é melhor destruir tudo e começar do zero? Qual é a sua opinião? Conta para mim nos comentários abaixo do vídeo.

 

Vamos compartilhar!

Qual parque você gosta de visitar? Faça um videozinho e me mande por email para: falecom@nofigueiredo.com.br que posto no meu canal! Vamos compartilhar os parques queridos!

 

Curta, comente e compartilhe!

Então se você gosta do meu trabalho, se você quer que eu continue fazendo os vídeos, me ajude a continuar produzindo. Curta os vídeos e escreva algum comentário. Pode ficar tranquilo que eu respondo sempre. Confesso que não é no mesmo dia, nem sempre eu consigo, mas eu respondo todas as dúvidas.

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

Sempre que você quiser entrar em contato comigo, é só escrever para: falecom@nofigueiredo.com.br e mandar fotos das plantas ou as suas dúvidas que eu respondo. Não respondo sempre de imediato, tá? Porque nem sempre eu consigo. Mas assim que eu tiver um tempinho eu sempre respondo, com certeza!

E você também pode se inscrever aqui no site e fazer parte da minha lista VIP. Veja no final do post do lado direito da tela. Toda semana você irá receber uma newsletter com as novidades e poderá responder à newsletter com as suas dúvidas e sugestões.

Siga-me no instagram. Procure por nofigueiredo1 e veja fotos e vídeos que não posto aqui! 😉

Você encontra tudo para jardinagem na loja online Toca do Verde!

Clique abaixo para visitar a loja

Beijos floridos com amor, carinho e gratidão da Nô Figueiredo

Guirlanda de flores com "NÔ" escrito no centro

O post Casa das Rosas na av. Paulista: Passeio Perfumado apareceu primeiro em Nô Figueiredo.

Publicidade

Fechar

CONTATO

Preencha o formulário abaixo

Fechar

Hospedagem HTML Grátis sem limite

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

BLOG Grátis

Infelizmente este serviço foi descontinuado e não será possível criar um novo cadastro


Fechar

Esqueci minha senha

Crie já o seu cadastro

Fechar

ESQUECI MINHA SENHA

 

Se você esqueceu sua senha, digite seu login abaixo.

Se você esqueceu seu login, digite seu e-mail abaixo.